sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

The 11th Hour



The 11th Hour é um documentário realizado em 2007, e marca a estreia de Leonardo DiCaprio como produtor e narrador. DiCaprio é conhecido pela sua carreira de actor, e como sex symbol, mas poucos conhecem o seu trabalho como activista ambiental, como é exemplo a fundação criada por ele para a defesa da Terra, a Fundação Leonardo DiCaprio.

O documentário faz uma análise ao estado do ambiente global, e inclui soluções visionárias e práticas para a restauração do ecossistema do planeta. O documentário aborda assuntos conhecidos por todos nós, mesmo que alguns de nós os tentem ignorar, e que para DiCaprio assumem uma importância crescente devido as constantes recentes catástrofes naturais, como tsunamis, cheias, secas e vendavais que destroem casas ou vilas inteiras.

O aspecto mais vincado em todo o filme é o facto de o planeta estar como está devido ao mau uso da mente humana. Pois sendo o Humano o único elemento da natureza com a capacidade do raciocínio mental, poderia ser a chave para a salvação do ecossistema global, mas em vez disso decide se distanciar da natureza, como se a ela não pertence-se e age como se os seus actos não tivessem consequências globais. O uso de recursos não - renováveis, a Revolução Industrial e a ambição económica e política, são os principais factores apontados para o aquecimento global, e o descongelamento do gelo do Árctico, a diminuição da camada de ozono, e o risco da extinção da raça humana (ou a sua mudança drástica) são apontados como algumas das consequências dessas acções.

O filme inicia-se com uma voz off feminina que introduz o tema através de imagens da natureza, alternando com imagens da sua fúria. Principalmente mostrando imagens que contrapõem dois conceitos, Natureza e Sociedade. A função da voz off neste documentário apenas se baseia em explicar as imagens que vão passando ao longo do documentário e introduzir os testemunhos.
Para dar mais ênfase aos argumentos apresentados, recorreram a imagens retiradas dos Media onde são claros os motivos pelo qual é tão necessário agir. Com o intuito de fundamentar esses argumentos, foram feitas intervieras a algumas personalidades entendidas no assunto, como cientistas, políticos, pensadores, entre os quais Stephen Hawking, Mikhail Gorbachev, que falam do problema e apresentam soluções. Estes entrevistados aparecem sobre um fundo negro, para dar um pouco mais de seriedade e para fazer uma distinção do narrador, que, pelo contrário, aparece sobre fundos ambientarias relacionados com o assunto que esta a retratar.
Podemos dividir este documentário por partes, sendo a primeira a colocação do problema em si, explicando o porque de ser tão urgente a mudança de atitude perante o planeta; na segunda parte são apontadas as causas para essa problematização, na terceira são apresentadas soluções praticáveis para a salvação do planeta; por fim os entrevistados fazem um apelo à sensibilidade dos espectadores. Todas estas fases são montadas de modo a que as imagens sejam acompanhadas ou pela voz off ou pelas explicações dos entrevistados.

Penso que posso classificar este documentário como Ilustrativo pois expõe resultados através de discursos científicos acompanhados por imagens que servem para ilustrar esse mesmo discurso. A pesquisa por escrito possui o papel inicial e a introdução das imagens vem esclarecer e ilustrar a relação texto – imagem.



1 comentário: