sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Como os Documentários têm tratado as Questões Sociais e Politicas. Parte II

Além do nacionalismo: Novas formas de identidade;

Os documentários em sua experiencia, numa política de identidade deram voz a histórias ignoradas por valores e preconceitos na sociedade, por exemplo a mulheres feministas, afro-americanos, asiático-americanos, gays, etc..
As mulheres mostraram bastante vontade em se impor sobre uma política machista, e a sua perspectiva fílmica realçava o romance, o trabalho doméstico a autodeterminação. Documentários dos primeiros movimentos gay, demonstraram uma dimensão política que implicava questões pessoais de igualdade,e que o seu lado sexual não deveria dizer respeito a ninguém, contribuindo eles também de igual forma social, e suas visões e perspectivas eram de pessoas excluídas mas com o objectivo de transformação social.

A redefinição da política de identidade;

A representação documental andou sempre em volta também desta questão fundamental de modelo de identidade. Ser-se judeu, negro ou gay tem uma dimensão política que poderá ser fixada num determinado contexto histórico como limites e desafios. Sendo assim o documentário no assunto de comunidade focou-se na construção da identidade nacional, nos desafios dessa construção associados ao confronto político, deu também voz a minorias reprimidas e reconhecimento dos riscos de categorias e identidades em época cataclística.

Questões socias e retrato pessoal;

A tarefa dos documentários de pré-dispor-nos numa visão relativa a aspectos do mundo, gira em torno de representações verosímeis, convincentes e comoventes. Cada pessoa demonstra questões étnicas e politicas diferentes, em todo o caso, colectivamente procuraram numa perspectiva do indivíduo ou da sociedade, mostrar que o poder só tem sentido ideológico e politico de forma unida.

Coda;

O filme deste género tem abordado o ponto de vista de que os actores sociais não são joguetes mas sim pessoas e em favor delas os documentários surgem para uma apredizagem em juízo generalizado, tentando de certa forma salvar vidas, mostrando aspectos que tornam o mundo compreensível, complicando por vezes posturas e preconceitos de pessoas mas eliminando por completo certezas ou dúvidas.
A sua história pertence assim ao futuro e com mais documentários que virão, continuar-se-á, tentando levar o mundo por um caminho melhor.

Texto: Introdução ao documentário; Bill Nichols.

Marco Leote
Nº30878

Sem comentários:

Enviar um comentário