quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Kátia Lund




Kátia Lund, uma directora de cinema e roteira brasileira que nasceu em São Paulo, no 1966. Ela ficou conhecida pelo seu notável desempenho como co-direcção no filme, Cidade de Deus.Os seus pais são americanos, que imigraram para antes de Kátia nascer.Elas estudou Colégio Maria Imaculada, uma escola católica de São Paulo, onde opta logopor seguir uma formação artística. em seguida, a Kátia vai estudar para Brown University, onde interesse-se por cinema. Após a graduada magna cum laude, Lund começa a realizar projectoscomo directora ajunta em videos musicais e comerciais. Kátia Lund pertence desde sempre a uma classe média, logo não fazia ideia de como era vivernuma favela, quando foi contratada para o filme .produção do clipe "They Don't Care About Us" de Michael Jackson, filmado em uma favela. Esta experiência foi determinante para que ela começasse a fazer filmes sobre os moradores desses bairros pobres para melhorar a consciência social no Brasil. Sua amizade e admiração pelo falecido traficante de drogas Marcinho VP causou bastante polêmica.
Em 1996, começou a trabalhar com o documentário Notícias de uma Guerra Particular, sobre uma batalha em curso entre as favelas, com traficantes fortemente armados (muitos dos quais crianças) e a polícia do Rio de Janeiro. O filme, realizado em 1999, foi aclamado pela crítica e nomeado ao Emmy após exibição no Public Broadcasting Service. O sucesso do filme abriu-lhe as portas para direção de videoclipes de Hip-hop que lhe renderam vários MTV Video Music Awards latinos.
Em 200 a directora foi connvidada por Fernando Meirelles para co-dirigir Palace II, um curta metragem sobre a vida de dois rapazes em uma favela. O filme ganhou vários prêmios em festivais por todo o mundo. Lund e Meirelles continuaram a parceria no filme Cidade de Deus, que recebeu aclamação internacional e foi nomeado para quatro Óscars. O sucesso do filme foi o trampolim para a série de TV Cidade dos Homens, uma continuação da história contada no Palace II. Lund e Meirelles produziram a série e ela dirigiu quatro episódios.
Lund supervisiona a organização Nós do Cinema, que começou com os jovens do elenco de Cidade de Deus que são verdadeiros moradores das favelas. Nós do Cinema oferece cursos e oportunidades de emprego em filmes para crianças pobres.
Em 2005, ela dirigiu um segmento de All the Invisible Children, filme multi-cultural sobre a exploração infantil que reuniu notáveis diretores como Emir Kusturica, Spike Lee, Ridley Scott e John Woo.O filme estreiou num festival de cinema em Veneza.Em 2009, foi responsável pelo making of de Besouro, de João Daniel Tikhomiroff.

1 comentário:

  1. Sienna, Continuou com o post sobre o seu próprio seminário... era para escolher outro realizador porque senão acaba trabalhando menos que os seus colegas.

    ResponderEliminar