domingo, 10 de janeiro de 2010

EARTHILINGS - O Documentário que tens que entender!


Earthlings (em Português Terráqueos) é um documentário estadunidense produzido, escrito e dirigido por Shaun Monson e narrado em voz off pelo actor e activista dos direitos dos animais Joaquin Phoenix, que é vegano e membro da PETA, a maior organização dos direitos animais do mundo. O filme conta também com a contribuição do músico vegano e activista Moby.
Este documentário aborda a questão da dependência da humanidade em relação aos animais, mostrando a falta de respeito existente perante estes. Foram necessários cinco anos para ser produzido, começou por ser uma série de uma campanha de consciencialização pública, na Califórnia, sobre castração de animais de estimação. Assim que as filmagens terminaram, Monson passou a se interessar por outras áreas correlatas, como alimentação e pesquisa científica.

  • O documentário foi dividido pelo realizador em cinco partes:
    Na primeira parte, é abordada a forma como os animais de estimação servem ao Homem, a questão das lojas de animais, os canis e as formas de abatimento dos mesmos.
    A parte dois aborda o tema da alimentação humana realizada através do massacre dos animais. Nesta parte o realizador mostra de que forma é que funcionam os abatedouros (os vários métodos), as condições de transporte destes, a forma como são tratadas as vacas leiteiras. Resumindo esta parte mostra, ao espectador, toda a verdade sobre a carne exposta nos Hipermercados. Outro problema de grande relevância aqui abordado é a questão ambiental e poluição do mar e a consequência disto na nossa alimentação omnívora.
    Como se não bastasse utilizarmos os animais para nossa companhia e para a nossa alimentação ainda os utilizamos na confecção do nosso vestuário, este é o ponto abordado na parte três deste documentário, o realizador mostra de que forma, horrível, é que as peles dos animais são utilizadas e mais uma vez é retratado a falta de amor que existe por estes seres da Natureza.
    O Entretenimento provindo da utilização dos animais para o divertimento humano, é o tema exposto na quarta parte do filme. Os rodeios, as apostas, a caça e a pesca desportiva, os circos, os jardins Zoológicos e as touradas são alguns exemplos desse entretenimento, e são explorados nesta parte.
    A quinta parte intitulada Ciência, aborda a questão da utilização dos animais pela Ciência, as formas como eles são utilizados como cobaias sem sequer haver necessidade disso.
    Todas estas partes são acompanhadas por imagens que ilustram aquilo que é narrado, estas são retiradas de arquivos ou são conseguidas através de câmaras ocultas.
Este documentário insere-se no conceito de Cine-Verdade, pois mostra a realidade vivida pelos animais, sem quaisquer representações fictícias. Muitas vezes as imagens são retratadas através de uma câmara oculta e os protagonistas desconhecem o facto de estarem a ser filmados; este documentário leva o espectador a ter consciência de uma outra realidade que muitas vezes lhe é desconhecida, pois para as indústrias alimentícias a divulgação destas imagens é prejudicial para o seu negócio.
Earthlings utiliza um tipo de discurso fílmico Ilustrativo, pois as imagens funcionam como uma ilustração daquilo que o narrador está a dizer, servem para tornar o documentário mais claro e para chocar através de imagens o espectador, estas não introduzem novos dados nos processos de pesquisa.
O documentário tem uma função social, pois pretende a consciencialização das pessoas, para um problema que está a ser ignorado e que deveria estar a ser resolvido. Ao longo do filme o narrador vai deixando algumas perguntas retóricas, com o objectivo de fazer o espectador reflectir sobre as suas respostas.
Este filme é muito poderoso, informativo e provocador, Earthlings é um documentário compreensível na forma de correlação entre a natureza, animais, e os interesses económicos humanos.



Todos nós deveríamos parar um bocadinho para pensar em tudo isto que se está a passar com o Mundo, com os animais, com toda a espécie humana, talvez este caminho de destruição não seja o caminho mais certo. Ou se o é porque é que neste momento estão animais a morrer em prole de um capricho humano!?
É claro que comer carne é uma necessidade associada desde sempre ao Homem, mas nas quantidades consumidas actualmente, não me parece que assim o seja, muito pelo contrário, parece-me que esse é o caminhar para o desencadear uma série de problemas, como por exemplo o da saúde.

1 comentário:

  1. O conceito de cinema-verdade não se refere a mostrar a verdade sobre os factos, mas sim de retirar a verdade daqueles que são retratados e não são actores, portanto mostram as suas vidas. Boa tentativa de reflectir sobre o filme a partir do referencial teórico discutido nas aulas.

    ResponderEliminar