quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

"Gimme Shelter" Rolling Stones


A banda mundialmente conhecida foi a protagonista do que era para ser apenas o registo de uma tournée, mas que acabou por se tornar no maior documentário de música de todos os tempos.
No dia 6 de Dezembro de 1969, os Rolling Stones chegaram a Altamont, na California, para um concerto gratuito, ao ar livre. Divulgado por todo o país, o evento levou mais de 300 mil pessoas para assistir ao espetáculo que se iria realizar num autódromo. A organização contratou os famosos motoqueiros Hell's Angels para fazerem o papel de seguranças frente ao palco. Armados com facas e tacos, os seguranças pagos com cerveja, agrediam qualquer pessoa que tentasse subir ao palco. O abuso excessivo de álcool e drogas, juntamente com a enorme concentração de pessoas e a violencia dos Hell's Angels, levaram diversos fãs para os postos médicos antes mesmo da apresentação dos Stones começar. Quando os Rolling Stones finalmente subiram ao palco, a multidão ficou histérica, e os Hell's Angels reagiram de maneira ainda mais selvagem. Mick Jagger teve que interromper o espetáculo diversas vezes, pedindo aos fãs que se acalmassem. Durante a execução de Under My Thumb, um jovem negro, Meredith Hunter, levou uma facada de um dos motoqueiros em frente ao palco.



Os Stones tinham noção de que alguma coisa havia acontecido, embora do palco fosse muito difícil dizer exatamente o quê. Foi apenas no dia seguinte, depois de assistirem ás gravações, que eles descobriram que quatro pessoas, incluindo Meredith, tinham morrido durante o concerto. As imagens também revelam que Meredith estava com uma arma nas mãos, como o assassino Alan Passaro havia dito. Alan foi julgado anos depois e declarado inocente por legítima defesa. Esta visão horrenda dos bastidores do rock foi obtida graças ao talento peculiar dos irmãos americanos David e Albert Maysles, realizadores do documentário. David morreu em 1987. Albert, aos 68 anos, continua no activo. Ambos são pais de um estilo de documentário chamado de "cinema directo", que dispensa tanto quanto possível narrações e até mesmo entrevistas formais. A maior banda de rock do mundo deu, naquele dia, o seu concerto mais controverso, onde a magia da música dos anos 60 e o sonho hippie se desmoronaram.






1 comentário: