terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Morgan Spurlock


Morgan Spurlock é um documentarista americano, produtor de televisão, é também conhecido por experiências de resistência, que depois as retrata na primeira pessoa, em documentário, de que é exemplo "Super size me", onde relata como foi a sua vida enquanto se alimentava, apenas com comida do McDonald's.
Nascido e criado em Beckley, West Virignia, Spurlock foi exposto à arte, à música e à escrita desde cedo, e foi incentivado por sua mãe para encontrar sua voz artística. Mas a sua paixão pelos filmes era maior e decidiu tornar-se documentarista. Formou-se em 1993 na Universidade de Nova York Tisch School of the Arts. Na universidade actuou em stand-up em vários clubes de comédia, depois da sua licenciatura trabalhou como assistente de produção em vários projectos, incluindo "Kiss of Death" (1995).
Spurlock formou uma empresa de produção e começou a fazer vídeos corporativos. Durante o boom da Internet, criou um reality show online, "I Bet You Will" (MTV, 2002-2003), que se tornou no primeiro programa a ir da internet para a televisão. O programa desafiou os participantes a realizar acrobacias ultrajantes. Mas a MTV cancelou a série após uma temporada, e Morgan Spurlock ficou bastante endividado ao ponto de ser despejado do seu apartamento, forçando-o a dormir numa rede no seu escritório. Passado um ano Morgan Spurlock deve a ideia para o “Super Size Me”.
Este documentário consiste no seguinte, durante trinta dias, Spurlock consumiu alimentos e bebidas do McDonald's. Limitou o exercício físico e apenas andou em torno de Nova York. Na primeira consulta, Spurlock parecia estar normal, mas logo começou a ganhar peso e os níveis de colesterol dispararam. Começou a sentir mudanças humor, elevações de êxtase causadas pela gordura e pelo açúcar, seguidos por períodos de depressão. Depois de três semanas desta dieta, o médico expressou a sua preocupação com a quantidade de gordura armazenada no fígado e implorou-lhe para parar.
Em Maio de 2005, Spurlock lançou o seu primeiro livro, Don’t Eat This Book: Fast Food and the Supersizing of America.


Marcos Importantes:

· 1996 - Trabalhou como locutor de desportos radicais na ESPN;
· 2000 - Criou um reality show online, I Bet You Will, exibido na MTV (2002);
· 2000 - Dirigiu vídeos corporativos para a Sony Corporation, Do You Dream in Sony?; Venceu o Chicago Film Festival para Corporate Production e o U.S. Film and Video Festival para top Multi-Image Production;
· 2004- Dirigiu o premiado documentário “Super Size Me” apresentando os maus efeitos dos alimentos do McDonald’s;
· 2005 - Realizou outro reality show, onde Spurlock e várias pessoas passaram trinta dias, vivendo a vida de uma outra pessoa;
· 2005 – Publicou o seu primeiro livro, Don't Eat This Book: Fast Food;
· 2008 - Dirigiu o documentário: Where in the World is Osama Bin Laden?;
· Tornou-se porta-voz nacional da Sony Electronics;
· Formou sua própria companhia de produção e começou a fazer vídeos corporativos.

1 comentário: