quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Contra a interpretação (parte I)


Sontag, Susan, Contra a interpretação, Porto Alegre, L&PM Editores, 1987

1. Definição e origem da arte:
a. Arte vista antigamente como magia, encantamento (instrumento de ritual);
b. A primeira teoria da arte surgiu com os filósofos gregos e definia a arte como mimese/imitação da realidade, levantando a questão do valor da própria arte;
c. Platão defendia que a arte não era útil nem verdadeira;
d. Aristóteles concordava com a arte vista como “mentira”, mas ao contrário de Platão, achava-a útil na medida em que esta despertava emoções fortes (logo tinha um efeito “medicinal”);

i. No mundo ocidental ainda vemos a arte como mimese; no entanto, isto levanta determinados problemas. E para se fazer uma defesa da arte foi necessário passar a considerar o conteúdo da arte essencial e a sua forma, algo acessório.

2. Noção de conteúdo:
a. Conceito que actualmente levanta problemas, mas num sentido geral, é um termo que remete mais para uma certa maneira de encarar determinada obra de arte, ou seja, interpretá-la.

3. Noção de interpretação:
a.
Acto inconsciente da mente que nos remete para certas normas daquilo que é a própria interpretação;
b. Dentro da arte: interpretar significa destacar um conjunto de elementos em toda a obra, quase que como uma sua tradução;
c. Historicamente: a interpretação aparece pela primeira vez na cultura da antiguidade clássica mais recente - o mito é trocado então por uma visão “realista” do mundo (graças ao conhecimento científico);
d. Assim, as interpretações passaram a servir para conciliar os textos antigos às modernas exigências;

i. No fundo, a interpretação é uma estratégia radical para a conservação de um texto antigo, sem o termos de submeter a uma reconstrução;
ii. O intérprete não apaga ou reescreve o texto, mas sim altera-o (mesmo que não o admita, é isto que acontece);
iii. Para ele, o que ele faz é apenas revelar o verdadeiro sentido (que já lá se encontra) do objecto artístico em questão.
Por Andreia Pinto

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