- research footage - destina-se ao estudo dos comportamentos humanos que não podem ser avaliados de maneira satisfatória através da observação directa.
- record footage - aplica-se à recolha de documentos de carácter mais geral destinados a arquivo para posterior tratamento.
No que diz respeito à segunda categoria, na qual se inscreve o tipo de trabalho que geralmente se denomina por filme etnográfico, o autor distingue duas modalidades, que são:
- filme illustrative - têm como função utilizar a imagem quer como informação a ser esclarecida por um comentário, quer como suporte visual para um discurso falado.
- filme revelatory - em que os materiais verbal e visual se interferem e relacionam.
No entanto, a tipologia de Claudine de France é mais exaustiva e têm a capacidade de nos introduzir imediatamente no terreno das dificuldades próprias à utilização do cinema em antroplogia. Esta refere duas atitudes metodológicas em relação ao filme etnográfico, que são:
- filme de exposição - consiste em utilizar o filme como meio de exploração dos resultados obtidos por outros meio de investigação.
- filme de exploração - meio de exploração, ou seja, de descoberta. Este por sua vez, é dividido em três tipos: filme descritivo, filme demonstrativo e por último, filme ilustrativo. O filme descritivo, em que o cineasta-etnólogo tenta analisar o processo dos resultados da observação directa ou da conversação, guiado pelas hipóteses contidas. O filme demonstrativo, no qual, conduzido pelas hipóteses ou as interrogações expressas, o cineasta ocupa-se em averiguar umas e em responder a outras. E o filme ilustrativo em que a observação directa, constiuindo por si só todo o inquérito, faz aparecer o filme propriamente dito, que nela se inspira directamente como um epifenómeno.
A que condições deve um filme adaptar-se para que possa ser considerado como filme etnográfico, adquirindo assim um estatuto que lhe assegure um lugar na investigação em ciências humanas, mais particularmente no interior de uma disciplina como a antropologia? Karl Heider, parte de duas questões fundamentais para ensaiar várias vias de definição. Ele pergunta-se simultaneamente: 1) De que maneira os filmes etnográficos podem atingir o alto nível e os objectivos da etnografia 2) De que forma estarão habilitados a fornecer informações que se situam fora do alcance da etnografia escrita. A resposta a estas duas questões constitui todo um programa de classificação que tem como finalidade estabelecer a especificidade do filme etnográfico. O autor diz que o mais importante para um filme etnográfico é que ele seja informado por uma compreensão etnográfica, isto é, que o filme respeite as particularidades da etnografia, enaltecendo precisamente aquelas que o processo cinematográfico pode tornar mais reveladoras: descrição e análise de comportamentos humanos através de uma observação prolongada; estabelecimento de relação dos comportamentos específicos com as normas culturais; colocação do observado no seu contexto; consideração da verdade como o principal objectivo da antropologia . Tudo isto parece ao alcance do filme etnográfico desde que se lhe reconheça a possibilidade de ultrapassar uma simples adição de antropologia e cinema. Um filme etnográfico seria então um filme revelador da compreensão etnográfica que mostrasse ao mesmo tempo o que há de melhor na antropologia e no cinema, criando assim a oportunidade de reflectir a antropolgia em termos de cinema, e criando novas vias para as duas disciplinas. Esta seria a resposta à primeira questão posta por Karl Heider. Em relação, à segunda questão, é necessário considerar não apenas aquilo que o cinema pode acrescentar mas também qual é o seu campo privilegiado de acção (espaço, ritmo, movimento). Porém, Jean Rouch faz referência daquilo que o cinema é capaz de introduzir de novo nos diferentes domínios do estudo antropológico, nomeadamente quanto às possibilidades que abre ao estudo da tecnologia, da pré-história, da linguística...A captação de subtilezas que permanecem indiscerníveis desde que não se empregue a técnica de cinema; o destaque de caracteres que não poderiam ser captados por outro meio de registo; a capacidade de mostrar de que forma os homens se situam no terreno, os seus comportamentos e a sua permanência; as relações entre determinada maneira de se vestir, de falar, de rir e de se mostrar, são algumas das possíveis contribuições que Jean Rouch atribui ao meio de pesquisa ainda recente que é a utensilagem audiovisual. Estes são alguns autores, que trabalham na àrea da etnografia-antropologia, e aqui ficam algumas opiniões acerca do assunto. Conclusão, o filme etnográfico existe há mais de 30 anos e são-lhe reconhecidas uma história, uma especificidade e uma vitalidade que ele atesta e prova sem grandes dificuldades através da existência de várias tendências. Hoje em dia, o cinema etnográfico dispõe de um material de alta qualidade que permite uma ampla mobilidade no terreno e o registo contínuo de amplas sequências. As actuais condições de trabalho tornam a actividade mais adequada à sua função e inspiram-lhe uma atitude metodológica completamente diferente da do passado. Agora, é possível rodar planos até uma duração de dez minutos ( ou mesmo uma hora para vídeo ) permite o registo de processos da mais variada ordem sem que haja cortes que coloquem limitações ou soluções de facilidade nem sempre mal acolhidas por alguns autores. O vídeo, por outro lado, para além de assegurar mobilidade e indenpendência, garante a possibilidade de visualizar no terreno os resultados das filmagens. Podemos assim constatar, que houve grandes inovações sofridas pelo filme etnográfico: o desenvolvimento das técnicas, essencialmente, o grande impacto do uso dos microfones ligados à câmara anos 60, a maior sensibilidade das câmaras de 16mm. A utilização de conteúdos mais diversos, a acompanhar novas àraeas de antropologia.
Neste texto ficamos com a noção do que trata o filme etnográfico, do ponto de vista de alguns documentaristas e/ou estudiosos. Este filme dá-nos a conhecer uma investigação antropológica, investigação, esta, que observa determinados grupos das sociedades humanas, arcaicas ou modernas, observa os comportamentos e estabelece uma relação de comportamentos específicos com as normas culturais, tem um papel de recolha de dados, uma análise, para estudo posterior. Este tipo de estudo apenas considera a verdade como principal objectivo da antropologia, a longa busca pela verdade, pelo que é genuíno, puro e autêntico.
ResponderEliminarA evolução da tecnologia, ao longo destes 30 anos de existência, ajudou bastante o filme etnográfico, pois a tecnologia melhorou, evoluiu e transformou-se, o que facilita em termos de mobilidade no terreno, qualidade de imagem e um desenvolvimento das técnicas utilizadas.
Em conclusão o filme etnográfico, que mostra um povo ou cultura na sua intimidade.